Pular para o conteúdo principal

O que eu li: O valor absoluto de Mike



Este livro conta a história de Mike, um garoto de quatorze anos que tem grandes dificuldades com números e que mora apenas com o pai, engenheiro e um gênio da matemática, mas que parece não saber como lidar com as pessoas. Com o tempo Mike aprendeu a lidar sozinho com as obrigações da casa e com o próprio pai. Até que certo dia, o seu pai resolve mandá-lo para o interior da Pensilvânia, para passar algumas semanas com os seus tios avós – Poppy e Moo – com o pretexto de que Mike poderia ajudar na construção de um poço artesiano (o que lhe iria melhorar o seu currículo escolar).

Quando Mike chega à pequena cidade de Do over (ou Donover), ele descobre que Poppy e Moo acabaram de perder o único filho e que não há nenhum poço artesiano. O projeto era na verdade um posto de artesões, onde fariam caixas para ajudar em uma campanha para adoção de um garotinho chamado Misha. Mas para isso eles precisam arrecadar quarenta mil dólares em três semanas e a cidade toda conta com a ajuda de Mike.



O Valor Absoluto de Mike é um livro voltado para o público juvenil, por isso tem uma narrativa mais leve e descontraída. No entanto a forma como foi escrito, atraí e muito o leitor.

Já os personagens me agradaram e muito. Todos com um toque de realidade, que em minha opinião, é o que deixa o livro ainda mais interessante. É possível entender e até mesmo se colocar no lugar de cada um deles.

Moo é uma personagem incrível. Não tem como se divertir com ela e o seu Tyrone, um Ford Tauros que nas mãos de Moo aterroriza a cidade. Já o Poppy me deixou com um pouco de raiva, mas às vezes as suas ações me emocionaram bastante. Ele não sabe como lidar com a morte do seu filho, por isso não faz nada (e é literalmente mesmo). Ao contrário dele, a Moo mostra-se uma mulher forte, alegre e disposta. Não que ela não esteja triste pela perda do filho, mas pelo fato do marido não ter nenhuma reação, ela passou a tomar conta de tudo.

Past, um mendigo simpático e inteligente. Sempre disposto a ajudar. Eu fiquei boa parte do livro esperando por detalhes da vida dele. Mas quando a autora o fez, foi uma surpresa. E para ser sincera, gostei do rumo que ela deu para a vida dele.

E o Mike. Um garotinho decidido, porém quando se trata do próprio pai ele não consegue desapontá-lo. Mike faz de tudo para ajudar a Moo, a campanha, ao Past e até mesmo o Poppy. Enquanto ele deixa para trás todos os seus problemas e a sua dificuldade em lidar com o seu pai.



Apesar de ser voltada para um público mais jovem, a autora criou uma história tão próxima da realidade que é capaz de agradar a todas as idades.

Editora: Autores Associados
Autora: Kathryn Erskine
Número de páginas: 240

Comentários

  1. gente eu não conecia esse livro viu. curti
    ^^
    a é seguindo seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei bem curiosa a respeito desse livro. Adoro ler, é sempre bom e nos leva para um mundo diferente *-*
    Obrigada pela visita lá no Agora. Bjs e Feliz Ano Novo :)

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro ;o
    Fiquei com vontade de ler porque adoro livros voltados para o publico juvenil e que tem uma linguagem mais simples.

    Beijos ;*
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia!
      Também gosto de livros voltados para esse público, por causa disso. São mais simples e divertidos! :D

      Beijos

      Excluir
  4. Nunca havia ouvido falar desse livro, mas amei sua resenha! Vou procurar mais sobre ele no skoob e marcar como desejado!

    Beijinhos,
    May :*
    {tagarelando.net}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, May!
      Tenho certeza que você vai gostar do livro! :D
      Beijos

      Excluir
  5. Se puder dar uma olhada no meu blog, recém estou começando. É sobre dicas femininas, como, looks, penteados, maquiagens, pele, corpo, etc.. Se gostar segue, que sigo você de volta! Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha ouvido falar do livro. Saiu esse ano,suponho. Parece que está em alta colocar histórias de superação em romances...
    ~Emilie Escreve~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emilie! Sim, o livro foi lançado este ano e vale muito a pena ler. :D

      Excluir

Postar um comentário