Pular para o conteúdo principal

O Segredo de Helena por Lucinda Riley



O Segredo de Helena
Lucinda Riley
Editora Arqueiro

Sinopse: As obras de Lucinda Riley já venderam mais de 12 milhões de exemplares em todo o mundo. Ela está na lista de autores mais vendidos do The Sunday Times e do The New York Times. Quanta verdade o amor é capaz de suportar? Helena nunca esqueceu o verão que passou na mágica Pandora, a casa de seu padrinho no Chipre, onde, cercada por oliveiras e pelo verde-esmeralda do Mediterrâneo, ela se apaixonou pela primeira vez, aos 15 anos. Mais de duas décadas depois, tendo herdado a antiga propriedade, ela retorna a Pandora para mais um verão, dessa vez em companhia do marido e dos filhos. No entanto, Helena sabe que voltar àquele lugar pode trazer à tona segredos que ela preferia esconder. Um desses segredos envolve Alex, seu filho mais velho, fruto de uma relação anterior a seu casamento. Com uma inteligência acima da média, ele vive a difícil transição para a vida adulta e está determinado a descobrir a identidade de seu verdadeiro pai. Enquanto o verão avança e pessoas do passado de Helena reaparecem, Pandora parece pronta a revelar os mistérios que ocultou por tantos anos e que, uma vez descobertos, farão com que a vida de Helena, e de sua família, nunca mais seja a mesma.

Sobre o livro

Helena construiu uma família amorosa, grande e unida. Mas ela sente que os segredos do seu passado estão se aproximando, desta vez ela não acredita que será capaz de controlar o que o destino lhe reserva.

A morte recente do seu padrinho trouxe de volta a velha casa que conheceu ainda adolescente. Na paradisíaca ilha de Chipre, com uma belíssima vista dos oliveirais e do mar mediterrâneo, Pandora abriga as aventuras e a descoberta do primeiro amor. Rever o lugar que tanto ama, poderá abrir a caixa de segredos que há décadas permaneceu trancada.

Mais de vinte anos depois, casada com Willian, com três filhos – Alex, Immy e Fred –, Helena chega ao Chipre para férias em família. A dor do passado volta quando Alexis reaparece em Pandora. Apesar dos anos, Helena reconhece o homem que lhe mostrou o amor pela primeira vez.

Mas não é hora de reviver o que aconteceu a vinte e quatro anos. Helena precisa por Pandora em ordem antes que os convidados cheguem. Apesar de a ideia ser apenas uma reunião de família, a casa estará cheia. Jules, esposa do melhor amigo de Willian, se convidou para passar alguns dias em Pandora, com os dois filhos e o marido.

Logo, Willian descobre que sua ex-esposa irá mandar a filha para passar as férias com ele. Para completar a lista, há Sadie, a melhor amiga de Helena, que se unirá ao grupo após mais uma desilusão amorosa.

Com a casa cheia e as reformas que serão necessárias antes da chegada de todos, Alexis será a ajuda que Helena precisava para botar Pandora em ordem. Mas Alex, o filho mais velho de Helena, não fica animado com isso. Ele foi criado pelo padrasto e sempre quis saber quem é o seu pai. A coincidência do nome e a presença cada vez mais frequente do velho amigo de sua mãe trará o assunto de volta.

Toda família tem seus segredos e o grupo reunido em Pandora está disposto a manter os seus bem escondidos. A caixa foi aberta e será difícil controlar os estragos que tantas mentiras.


O que eu achei?

O último livro que tive a chance de ler e que trouxe um cenário tão bem criado foi “A Casa do Lago”, também publicado pela Editora Arqueiro. Aliás, vários pontos dessa história me lembraram dele. Acho incrível quando o autor se dá ao trabalho de criar um ambiente em que o leitor consiga ver a história. Há livros que não precisam de tantos detalhes e que chega a ser desnecessário? Claro que sim! Mas quando a história está construída com base em um único lugar, isso faz toda diferença. Esse foi um dos melhores pontos do livro para mim.

Helena é o ponto central do livro, desde o início é possível ver a forma como Alex a enxerga em um pedestal, intocada e incapaz de cometer erros. Com o decorrer da história as coisas irão mudando. E assim como acontece em todas as famílias, em um momento Alex irá perceber que sua mãe é como qualquer outra pessoa.

Aos poucos você é jogado para um emaranhado de segredos que vai unindo cada membro do grupo reunido em Pandora. Quando o primeiro segredo vier à tona não vai sobrar mais nada.

A casa... Pandora... O instinto que ela tivera a respeito de voltar ali fora acertado. A caixa tinha sido aberta; seu conteúdo empoeirado fora vomitado pelos cantos escuros e saía voando livremente, provocando caos e sofrimento. No entanto, assim como no mito, ainda restava uma coisa: a esperança.

O livro é narrado, na maioria das vezes, pelo ponto de vista da Helena e do Alex. Enquanto um tenta esconder o passado, o outro está disposto a sair de Pandora sabendo quem realmente é. Alex sente que não é capaz de criar uma conexão verdadeira com o padrasto pela falta afinidade entre os dois. Além disso, recentemente ganhou uma bolsa para uma das melhores escolas da Inglaterra. Algo que só conseguiu por seu QI altíssimo. O que deveria ser comemorado aparenta ser o momento certo para que ele seja posto de lado na família. Mais do que nunca, Alex precisa conhecer a sua história.


As partes mais engraçadas do livro serão os capítulos narrados pelo Alex, em forma de diário. Um jovem de treze anos, dramático, com questões a serem resolvidas e o desejo de ser aceito tornam parte da história, mais leve.

Para o primeiro livro que leio da autora, não esperava uma história que me envolvesse tanto! É um livro muito bem construído, com uma edição muito bem feita pela Editora Arqueiro e que vale a leitura.

Comentários