1. "O melhor da Amizade", de Lucinda Berry
Uma tragédia com adolescentes começa a mostrar detalhes inconvenientes da vida naquela comunidade; afinal, todo mundo tem segredos.
Lindsey, Kendra e Dani são grandes amigas, mas enfrentam o maior pesadelo de todos os pais quando um trágico acidente atinge seus filhos, deixando um morto, outro em coma e o terceiro traumatizado demais para falar. Tentando lidar com a pior noite de suas vidas, as três mães decidem investigar os eventos para entender o que de fato ocorreu.
Como algo tão horrível pôde acontecer naquele lugar seguro, tranquilo, onde pensaram que seus filhos estariam sempre protegidos?
Então elas descobrem que o acidente era apenas um fio solto. Ao puxá-lo, muitas verdades vão sendo reveladas. À medida em que mais segredos vêm à tona, uma névoa de dúvidas e suspeitas ameaçam envenenar suas famílias. E a amizade vai se deteriorando quando uma mãe decide ir a fundo enquanto as outras consideram essa investigação dolorosa demais.
2. "As gêmeas de Auschwitz", de Eva Mozes Kor
No verão de 1944, Eva Mozes e a família foram enviadas ao mais famoso campo de concentração nazista: Auschwitz. Trinta minutos após a chegada todos já haviam sido separados. Os pais e duas irmãs mais velhas foram mandados para a câmara de gás enquanto Eva e Miriam, sua irmã, foram poupadas por um detalhe: elas eram gêmeas.
Com apenas dez anos de idade, elas foram levadas aos cuidados do homem que ficou conhecido como o anjo da morte: o doutor Josef Mengele. Em Auschwitz, os gêmeos eram tratados de forma diferente. Possuíam o “privilégio” de manter as próprias roupas e o cabelo, no entanto, eles eram submetidos a vários experimentos. Narrado por Eva, reunindo memórias, documentos e relatos históricos, a obra leva o leitor para os dias no campo de concentração sob o olhar de uma criança até a sua libertação.
Eva dedicou sua vida a compartilhar sua história de resistência e sobrevivência ao Holocausto. Apesar da experiência terrível, ela tomou a decisão de não viver com amargura, mas sim transmitindo uma mensagem de esperança para as pessoas que sofreram, e trabalhando em prol do perdão, da paz e da eliminação do ódio e do preconceito no mundo.
3. "Dark One", de Brandon Sanderson
Paul é um jovem assombrado por visões de um mundo sombrio e fantástico – visões que ele inicialmente acredita serem alucinações.
Mas quando descobre que são profecias de Mirandus, um mundo ao qual ele está fadado a se tornar um temível destruidor, ele terá que abraçar o medo, se erguer como o Assombroso, com a capacidade de ser tanto um salvador quanto um implacável destruidor.
4. "Doggo e o filhote", de Katherine Applegate
Doggo está acostumado a ser o único cachorro da casa. Quem lhe faz companhia é uma gata muito esperta, mas tudo muda quando um novo morador chega.
O Filhote é brincalhão e bagunceiro. Doggo, que adora sua vida tranquila, tem a rotina virada de cabeça pra baixo, mas ele não é o único que sente falta da tranquilidade… os humanos também! E por isso enviam o filhote para uma escolinha. Quando volta, o filhote se comporta muito bem. Bem até demais… então, Doggo percebe que precisa oferecer mais alegria para os dias do filhote e, juntos, eles redescobrem o que é diversão.
Neste lindo livro ilustrado, crianças (e adultos) vão se emocionar e se divertir com a amizade entre dois cachorros em fases diferentes da vida. Tudo isso acompanhado dos comentários inteligentes que só uma gata poderia fazer.
5. "Abraçarinho", de Ged Adamson
Bernardo nasceu diferente dos outros pássaros. Suas asas são imensas e, por mais que tente, não consegue voar. Então ele fica se perguntando para que servem suas asas… Até que um encontro com um orangotango triste o leva a uma descoberta surpreendente… E aquilo que o tornava diferente se apresenta como algo especial.
6. "Como surgem as inovações", de Matt Ridley
Uma história inspiradora sobre o desenvolvimento da humanidade
O que mantém o mundo sempre moderno é o modo de recriar e surgir com algo novo a todo momento.
A inovação é o motivo pelo qual mais pessoas vivem hoje com uma boa qualidade de vida, em comparação ao passado. Inovação não é o mesmo que invenção. A inovação raramente procede de um único gênio e leva muito mais tempo. Assemelha-se à evolução darwiniana, um processo de reorganizar o mundo em formas que provavelmente não surgirão por acaso – e que são úteis…
E a inovação é potencialmente infinita porque, mesmo que não se trate de nova criação ou invento, ela encontra maneiras de fazer as mesmas coisas mais rapidamente ou com menos energia. Ao longo do livro, Matt Ridley conta histórias fascinantes de desenvolvimento da tecnologia para que os leitores observem o percurso. É nele que está o pulo do gato, pois fornece pistas para as próximas inovações.
Ridley traz uma linha de trajetórias, descobertas e inspirações de inventores como Thomas Edison, Guglielmo Marconi, irmãos Wright até Jeff Bezos, entre outros. Para ele, o fenômeno de invenção é coletivo, colaborativo e pode acontecer em várias partes do mundo simultaneamente.
Comentários
Postar um comentário