Pular para o conteúdo principal

A Luz que Perdemos, de Jill Santopolo



A Luz que Perdemos
Jill Santopolo
Editora Arqueiro

Sinopse: Lucy e Gabe se conhecem na faculdade na manhã de 11 de setembro de 2001. No mesmo instante, dois aviões colidem com as Torres Gêmeas. Ao ver as chamas arderem em Nova York, eles decidem que querem fazer algo importante com suas vidas, algo que promova uma diferença no mundo.

Quando se veem de novo, um ano depois, parece um encontro predestinado. Só que Gabe é enviado ao Oriente Médio como fotojornalista e Lucy decide investir em sua carreira em Nova York.

Nos treze anos que se seguem, o caminho dos dois se cruza e se afasta muitas vezes, numa odisseia de sonhos, desejo, ciúme, traição e, acima de tudo, amor. Lucy começa um relacionamento com o lindo e confiável Darren, enquanto Gabe viaja o mundo. Mesmo separados pela distância, eles jamais deixam o coração um do outro.

Ao longo dessa jornada emocional, Lucy começa a se fazer perguntas fundamentais sobre destino e livre-arbítrio: será que foi o destino que os uniu? E, agora, é por escolha própria que eles estão separados?

Sobre o livro


Lucy e Gabe se conheceram na manhã do 11 de setembro de 2001. Juntos no terraço de um dos prédios que tem a vista para as torres gêmeas, os dois acompanham o dia que marcaria suas vidas para sempre. Apesar do pouco tempo juntos, Lucy e Gabe podem sentir suas vidas se entrelaçando. Como se a força daquele momento fosse o suficiente, os dois acabam se beijando.

Vendo o sofrimento daqueles que estavam nas torres no momento do atentado, os dois decidem que querem e precisam fazer com que suas vidas tenham relevância. Eles querem deixar uma marca, algo que mude a vida de outras pessoas.

Mas o destino não será tão justo assim com eles. No mesmo dia em que se conhecem são obrigados a se separarem.

Lucy conseguiu o emprego que tanto batalhou para conseguir. Ela trabalha em uma produtora de programas infantis e tem a chance de mostrar as crianças tudo o que ela acredita.

Gabe seguiu um caminho diferente do que acreditava. Amante da fotografia, desde a faculdade sonhava em mostrar os sentimentos que uma boa foto poderia transmitir. Queria mostrar ao mundo imagens que pudessem mudar as pessoas. Ao contrário disso, foi parar em um escritório, longe de seus sonhos.


Ao se reencontrarem alguns anos após o primeiro encontro que tiveram, a vida parece dar uma nova chance ao casal. Gabe vê na força de Lucy o empurrão que precisava para largar o emprego no escritório e ir atrás dos seus sonhos. Lucy vê em Gabe um parceiro para ajuda-la a chegar cada vez mais longe. Mas isso será o suficiente?

Nova Iorque passa a ser pequena demais para os sonhos de Gabe. Ele e Lucy sabem disso. Desde que começou com os trabalhos como fotografo, Gabe dizia o quanto precisava de mais para realizar o seu sonho. Ele queria o mundo e Lucy não poderia acompanha-lo. Os dois também sabem disso.

Mais uma vez o destino trata de mostrar que só a paixão e o desejo não é o suficiente para que eles tenham uma vida feliz e completa. Lucy não seria capaz de abandonar o emprego que tanto batalhou para conseguir e Gabe não deixaria de explorar o mundo para concretizar o seu sonho.


A segunda despedida foi ainda mais dolorosa. Pouco a pouco, Lucy vai encontrando formas de sobreviver a perda do homem que ama. É quando Darren Maxwell aparece no seu caminho. Tão diferente de Gabe, mas ele é capaz de fazê-la sorrir, mesmo com toda a dor que ela carrega. Aos poucos vão construindo um relacionamento.

Por mais que o seu amor por Gabe jamais pudesse ser substituído, Lucy precisa seguir com a sua vida. E assim ela fará. Darren é um cara legal e a ama. Ela sabe que com paciência também irá amá-lo.

Mas não será fácil. Mesmo longe Gabe estará sempre rondando os seus pensamentos. Quando o celular toca, uma nova mensagem na caixa de e-mails ou mesmo a reunião da turma da faculdade, tudo trará Gabe de volta. Incapazes de ficarem juntos, também não podem esquecer o que sentem.


O que eu achei?

Não sei se foi o momento, afinal minha última leitura tinha sido "Como eu era antes de você", mas este livro me tocou profundamente. Não só pelo amor arrebatador que Lucy e Gabe sentiam e mesmo assim não conseguiam ficar juntos. A construção dos personagens é um dos ponto altos do livro.

Jill Santopolo criou uma personagem forte, decidida e disposta a correr atrás dos seus sonhos custe o que custar. Lucy é filha de uma juíza que abandonou a profissão para ficar em casa com os filhos e esse não é o destino que ela quer para sua vida. Ela sonha com uma família, mas ela quer ser reconhecida pelo seu trabalho. É um dos motivos por ela não ter ido embora de Nova Iorque com Gabe.

Lucy não é a única a se impor. Todas as personagens femininas que aparecem durante a história são mulheres com personalidade forte e que sabem se impor.

Já Gabe é filho de um pai abusivo e que descontava na família a raiva por não ter alcançado os seus sonhos. Por esse motivo, o pai saiu de casa quando Gabe era uma criança. Com muito esforço, a mãe o criou sozinho e fez o melhor que podia pelo filho.

A história é incrível e cheia de pontos altos, a autora me ganhou nos primeiros capítulos. Você irá acompanha-la do ponto de vista da Lucy. Em alguns momentos você vai sentir raiva pelas decisões que ela toma, mas vai chorar e sorrir em vários momentos.

Em seu primeiro romance voltado para o público adulto, a autora conseguiu acertar em cheio. Leiam o quanto antes!

Comentários

  1. Eu vi uma resenha desse livro e já fiquei querendo. Agora li a sua e já estou aqui no site da saraiva para comprar, haha. Eu amo esse tipo de história e vi um comentário de que ele se parecia com "como eu era antes de você" e já acho que vou amar. Fazia tempo que eu estava em busca de um livro nesse estilo, um amor arrebatador e tals. Adorei a resenha e agora estou ansiosa para ler. <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Terminei o livro com a sensação de que parecia com o livro da Jojo Moyes. É uma história linda e você vai adorar, Bia!

      Excluir
  2. E a capa desse livro tb ficou uma coisa muito linda!

    Sei que não devemos julgar o livro pela capa...rs mas confesso que eu sempre dou uma olhada na capa qdo leio as resenhas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um dos motivos por eu ter escolhido esse livro! É uma capa linda! *-*

      Excluir
  3. Olá, Mi! Tudo bem?
    Eu sou apaixonada pela capa desse livro! Mas diante a sinopse e as resenhas que eu andei lendo, fiquei receosa de que não houvesse um final feliz ou que a história fosse triste demais para mim. Mas sua resenha me deu um novo gás, bateu vontade de ler. Acho que darei uma chance em um futuro breve. Entre um Livro e Outro
    Beijos -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, flor! Você vai adorar, com toda certeza! <3

      Excluir
  4. Adorei sua resenha!
    Finalizei a leitura deste livro ontem e gostei bastante. A forma como a autora descreve os capítulos, os acontecimentos, eu já esperava para ter meu coração despedaçado.
    Sobre o final: gostei de como aconteceu, mas confesso que queria uma explicação além, sabe? E como a vida ficou após de tudo? Porém, o desenrolar da história foi bem emocionante!

    Beijos,
    https://psamoleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie Michelly =)

    Depois de ler várias resenhas positivas desse livro, resolvi dar uma chance para história. Confesso que estou um pouco receosa e acaba achando o mais do mesmo, porém preciso conferir rs...

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  6. Primeira vez que vejo sobre esse livro e estou encantada. A capa é mágica e a história também. Já anotei a dica!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário