Pular para o conteúdo principal

[Resenha] Dentes de Dragão de Michael Crichton



Dentes de Dragão
Michael Crichton
Editora Arqueiro

Sinopse: Desde Jurassic Park, nunca foi tão perigoso escavar o passado.
Em 1876, no inóspito cenário do Oeste americano, os famosos paleontólogos e arquirrivais Othniel Marsh e Edwin Cope saqueiam o território à caça de fósseis de dinossauros. Ao mesmo tempo, vigiam, enganam e sabotam um ao outro numa batalha que entrará para a história como a Guerra dos Ossos.

Para vencer uma aposta, o arrogante estudante de Yale William Johnson se junta à expedição de Marsh. A viagem corre bem, até que o paranoico paleontólogo se convence de que o jovem é um espião a serviço do inimigo e o abandona numa perigosa cidade.

William, então, é forçado a se unir ao grupo de Cope e eles logo deparam com uma descoberta de proporções históricas. Mas junto com ela vêm grandes perigos, e a recém-adquirida resiliência de William será testada na luta para proteger seu esconderijo de alguns dos mais ardilosos indivíduos do Oeste.

Sobre o livro

Willian Johnson estuda em Yale, é um jovem de aproximadamente dezoito anos e impulsivo. Foi por isso que ele acabou se metendo em uma aposta com seu maior rival. Ele teria que deixar as férias tranquilas na Europa para viver o perigo do Oeste americano. Junto com o professor de paleontologia da universidade. Disposto a não perder e ter que se humilhar, Johnson agora precisa convencer o professor Marsh a levá-lo junto com sua equipe para a expedição.

Othniel Marsh é um famoso paleontólogo, paranoico e acredita que as pessoas se aproximam apenas para roubar os seus fosseis. E será com a mesma desconfiança de sempre que ao ser procurado por Johnson irá acreditar que o menino é apenas mais um espião de Edwin Cope, outro grande paleontólogo com o qual Marsh tem rixa. A única vaga disponível em sua equipe é para o fotografo e logo Johnson encontra a sua chance. Mesmo sem conhecer nada sobre fotografia e com a desconfiança do professor, ele convence Marsh a leva-lo.

Mas não será tão fácil. Durante a viagem, Marsh fica ainda mais desconfiado e resolve deixar Johnson para trás. Abandonado, o garoto irá encontrar com a equipe do professor Edwin Cope. Ainda disposto a não perder a aposta, Johnson irá aceitar a proposta de Cope para se unir a equipe dele.


O professor Marsh falava de modo ponderado, solene, entrecortado de pausas reflexivas. Não tinha pressa, mas nunca perdia a atenção dos ouvintes, que esperavam ansiosos pelo que ele tinha a dizer. Já o professor Cope era o contrário: as palavras saíam da sua boca num turbilhão, os movimentos eram rápidos e nervosos, e ele conquistava a atenção das pessoas à maneira de um beija-flor, tão brilhantemente rápido que ninguém queria perder nada.

Cada vez mais próximos do Oeste, a presença dos índios se tornará um perigo constante, além dos contratempos causados por Marsh. Ao chegarem ao destino, logo Cope e seus alunos irão encontrar a maior descoberta de suas vidas: um espécime ainda não catalogado. Quando decidem voltar para casa, o grupo será atacado por índios e Johnson ficará para traz junto com os ossos. Sentindo-se responsável por eles, Johnson fará o que for preciso para leva-los de volta ao professor Cope. Neste ponto a aventura de Willian Johnson começa.



O que eu achei?

O plano de fundo deste livro é a história dos paleontólogos Othniel Marsh e Edwin Cope que são personagens reais e que viviam uma constante disputa. Apesar das brigas travadas por eles durante a história parecerem um tanto exageradas, também foram reais. A caçada pelos fosseis era acirrada e os dois queriam reconhecimento. Por se tratar de personagens reais, durante a leitura é fácil misturar o que é ficção e o que é realidade. E isso deixa a história cada vez melhor!

Além disso, o livro também traz uma noção de como aconteceram as disputas pelas terras indígenas na época, a brutalidade das guerras e a quantidade de mortos em meio a tantos ataques.


Gostei muita da evolução do Willian Johnson. O garoto impulsivo, irresponsável e arrogante foi obrigado a amadurecer em meio aos perigos da viagem. Mesmo após o ataque, nada o convenceria de largar os ossos para trás e correr para casa. Ele tinha que carrega-los e devolver ao dono, era sua responsabilidade e prioridade. Aos poucos o leitor vai acompanhando a evolução do personagem.

Confesso que fiquei empolgada com a leitura assim que a Arqueiro anunciou que publicaria o livro. Um dos filmes que mais assisti na vida foi Jurassic Park e não tive a chance de ler o livro que deu origem ao filme. E fiquei muito feliz com o resultado deste livro, não houve um momento em que a história fica desinteressante ou parada. Cada página é repleta de ação e aventuras que contagiam o leitor.


O autor faleceu em 2008, mas a sua esposa encontrou o manuscrito em meio a rascunhos e cartas do marido e decidiu publicá-lo. O autor construiu uma história incrível, contagiante, leve e cheia de aventuras.

Comentários

  1. Oi Michelly!
    Também amo Jurassic Park e já assisti milhões de vezes! Essa semana fui ao cinema assistir Jurassic World 2 e também gostei, apesar dele ser o meu menos preferido dos 5. Também não tive a oportunidade de ler o livro que originou o primeiro filme, mas ainda pretendo fazer isso. Assim como pretendo ler Dentes de Dragão, ainda mais depois da sua resenha! :)
    Beijos!

    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  2. Interessante! Um livro de paleontologia, tenho certeza que me trará as mesmas emoções que todos os filmes Jurassic Park me proporcionaram.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário