Pular para o conteúdo principal

[Resenha] Teia de Mentiras, de Charlie Donlea


Autor: Charlie Donlea | Editora: Faro Editorial | Páginas: 320 | Gênero: Suspense | Ano: 2025


O tempo está acabando. Será que você consegue descobrir o mistério por trás de um crime antes que seja tarde demais?

Em Teia de Mentiras, nós acompanhamos a trajetória de Ethan Hall, um ex-detetive da Divisão de Investigação Criminal, de Wisconsin, nos Estados Unidos. Ethan desistiu de sua carreira na polícia, voltou para a faculdade e se formou em medicina. Agora, trabalhando em um pronto-socorro, Ethan sente que sua vida finalmente tem um propósito. Mas as coisas estão prestes a mudar, quando ele é convidado a reabrir um caso de desaparecimento, ocorrido em 2015, que nunca foi solucionado.

Um velho amigo, Pete Kramer, pede sua ajuda para colocar um fim à busca da família de Callie Jones, uma jovem de dezessete anos, estrela do vôlei e futura médica. Uma estrela em ascensão e com um futuro perfeito. O pai de Callie, agora governador do Estado, quer reabrir o caso e, enfim, descobrir o que aconteceu com sua filha. Ethan decide aceitar a proposta quando descobre que alguém de seu passado tem informações que trarão respostas sobre o destino de Callie Jones.

Em meio às investigações, Ethan irá esbarrar em um caso que pode ter relação com o desaparecimento de dez anos atrás. Mas, desta vez, o caso ainda está em andamento. O ex-detetive terá a oportunidade de colocar as mãos em uma pista que pode solucionar o caso em tempo de salvar uma vítima. Mas, para isso, Ethan terá que abrir mão do seu passado e confiar nas informações de um assassino.



Faz algum tempo desde a última vez que li um suspense tão envolvente, fluido e perturbador. É difícil descrever a facilidade com que o Charlie Donlea consegue criar histórias surpreendentes e que conquistam a nossa atenção logo nos primeiros capítulos. O autor é um dos meus favoritos e estou sempre pronta para ler suas histórias.

Ethan Hall é um personagem com muita bagagem e gostei de ver que o autor soube explorar isso. Características como o seu histórico como detetive e passado do próprio pai deram vida ao personagem, e fizeram com que eu me sentisse próxima dele. É muito fácil torcer e ter empatia pelo Ethan.

Também gostei que o autor aborda temas pesados e que ainda são vistos com certo preconceito pela sociedade de forma leve, mas bem fundamentada. Você consegue perceber que houve o cuidado de expor determinados assuntos com argumentos válidos e que abrem espaço para reflexão.

Uma das características mais marcantes do autor é sua facilidade em criar uma rede de informações que se interligam de forma inesperada e nos momentos mais improváveis. Em Teia de Mentiras não foi diferente (como o próprio nome do livro já indica).




O livro termina bem amarrado, mas com possibilidades (grandes) de continuação. Se for o caso, seria o primeiro livro do autor que, abertamente, deixa indícios de que haverá uma sequência. O que, no meu ponto de vista, seria incrível! Apesar de os livros do Charlie terem referências de livros anteriores (pequenas passagens para relembrar personagens queridos), seria interessante ver como o autor se sairia em uma série, trilogia ou mesmo uma duologia. Quem sabe, vem aí?!

Gostaria de ter visto mais sobre alguns personagens secundários que fizeram diferença na história. Não vou citá-los para evitar spoilers, mas acredito que, se você ler este livro, também terá essa impressão. Não que isso tenha afetado a história de alguma forma, mas acredito que enriqueceria ainda mais o enredo, nos dando a chance de entender melhor como alguns coisas aconteceram.

No geral, Teia de Mentiras é um livro surpreendente, com temas atuais e que farão o leitor questionar a sua visão da sociedade. É o tipo de leitura para amantes de um bom thriller e suspense psicológico. Apenas recomendo que você se prepare para o que está por vir e seja feliz com essa leitura!

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐💜





Vamos conversar! Não esqueça de comentar e ativar as notificações. :)

Comentários