Pular para o conteúdo principal

Vale a pena fazer parte de um clube do livro?

Fonte: Unsplash

Com diversas opções — presenciais, online, gratuitas, pagas, por gênero —, ainda vale a pena fazer parte de um clube do livro?

Eu estou na internet, compartilhando histórias, desde 2012. Minha jornada como leitora começou antes mesmo de eu conseguir me lembrar. Os livros sempre estiveram presentes na minha vida. Em casa, o hábito da leitura não é algo que nós compartilhamos. Eu lia, descobria histórias incríveis, e não tinha com que conversar. As pessoas mais próximas pouco se interessavam pelo que eu tinha a dizer. Era decepcionante ter tanto a dizer e ninguém que realmente pudesse prestar atenção e dividir esse momento comigo.

Quando comecei o blog, descobri páginas que dedicavam-se a falar exclusivamente sobre livros e isso trouxe um novo universo para a minha vida. Foi mais ou menos na época em que decidi compartilhar resenhas das minhas leituras por aqui.

Cada vez mais imersa no mundo literário, deparei-me com os encontros literários oferecidos pelas editoras — uma forma de divulgar seus lançamentos. Participei de diversos encontros de leitura da editora Arqueiro, que na época era a responsável pelo maior número de livros da minha estante.

Os encontros eram presenciais, em livrarias. Quase sempre aconteciam nas Livrarias Saraiva (saudade) e Cultura. Quantas vezes estive na Livraria Cultura do conjunto nacional! Um lugar incrível e aconchegante. É uma pena que não exista mais.

Nesses encontros pude conhecer pessoas que, como eu, eram amantes dos livros. Além disso, conheci alguns nomes responsáveis por páginas que acompanho até hoje. Era a época de ouro da blogosfera e os criadores de conteúdo ainda trabalhavam bastante para serem reconhecidos no meio literário.

Com a pandemia, as coisas mudaram: os encontros presenciais tornaram-se online, conquistando um público que não tinha a oportunidade de ir aos eventos. Foi o início de um mundo de possibilidades. Esse cenário só ganhou força desde então. Hoje, facilmente, podemos encontrar de tudo online, desde grupos de leitura, podcasts, vlogs, as lives para divulgar os próximos lançamentos de editoras.

Junto a isso, houve a ascensão do Catarse — uma plataforma de financiamento coletivo no Brasil — que tornou-se uma das principais formas de apoio financeiro a criadores de conteúdo.



Na contramão desse movimento, ainda é possível encontrar clubes de leitura com encontros presenciais. Grupos menores do que já vimos antes da pandemia, mas que mantêm a essência dos encontros que agitavam o mundo literário. Em uma busca rápida no TikTok, podemos encontrar perfis que resgatam esse movimento. Isso prova que, mesmo com grandes obstáculos, a leitura sempre encontra uma forma de sobreviver nesse mundo.

Então, a pergunta é: por que os clubes de leitura ainda existem? A resposta é simples: porque ainda existem leitores. Ter dificuldade em encontrar com quem conversar, não é exclusividade minha; é o panorama geral da leitura no País.

No Brasil, o índice de leitura por pessoa é baixíssimo e, nos últimos anos, diminuiu ainda mais. Segundo o levantamento realizado na 6ª edição do Retratos da Leitura no Brasil, é a primeira vez, desde 2001, que a pesquisa conclui que a maioria dos brasileiros não leem livros.



Enquanto nos anos que antecederam 2024, a pesquisa aponta que a diferença entre leitores — pessoa que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro de qualquer gênero, impresso ou digital, nos últimos 3 meses —, e não leitores — aquele que declarou não ter lido nenhum livro, ou parte de um livro,  nos últimos 3 meses, mesmo que tenha lido nos últimos 12 meses — já não era tão distante.



A pesquisa também indicou que a média de livros lidos por pessoa no Brasil, nos últimos 12 meses, caiu para menos de 4, incluindo os livros que não foram concluídos. O índice de livros lidos por inteiro é de 2,07. Dois livros lidos no período de um ano!



Voltando ao título da postagem: se você estiver se perguntando se ainda vale a pena fazer parte de um clube do livro, a resposta é sim!

Os clubes, desde o seu início, têm como objetivo principal incentivar a leitura dentro de um grupo. Com os índices cada vez mais baixos, qualquer movimento que possa inspirar e convidar novas pessoas a adquirir o hábito de leitura é muito bem-vindo. Mas o mais importante é manter as pessoas lendo.

Nós, enquanto leitores, precisamos ajudar a mudar essa realidade. Nos livros aprendemos mais do que somos capazes de definir. Gestos pequenos, como participar de clubes, feiras literárias, doar de livros, contam!

Os livros já nos mostraram onde podemos chegar. Apesar de todas as catástrofes que ocorreram no mundo, a literatura resiste bravamente. Então, chegou a nossa vez de lutar por ela!

Vamos conversar! Não esqueça de comentar e ativar as notificações. :)

Comentários