Pular para o conteúdo principal

A Revolução 80/20 (Richard Koch)


Confesso que ao começar a leitura fiquei um tanto desconfiada do propósito do livro. A introdução me deixou com uma impressão de um conteúdo fantasioso demais e longe da realidade. Bobagem. Percebi que pré-julguei o livro antes mesmo de conhecer melhor o que o autor tinha para ensinar.

Este livro é dedicado a ajudar quem deseja aproveitar melhor a vida. É para quem está disposto a vivê-la ao máximo, sem gastar mais esforço do que o necessário. 80% do que você deseja é resultado de apenas 20% de suas ações. Durante o dia-a-dia acabando gastando tempo com atividades pouco importantes para trazer os resultados que esperamos.


O objetivo é ensinar a alcançar os seus sonhos de com a dosagem certa de esforço. Não, não devemos acreditar que é fácil conseguir o que desejamos, mas se concentrarmos os esforços na atividade que nos levará ao nosso destino, o esforço será menor. Estamos acostumados a agregar funções, a acumular trabalho, não só na vida pessoal como na vida profissional. Quanto mais nos dedicamos a algo, mas nos comprometemos com outras atividades que geram pouco ou nenhum resultado para alcançar nossos objetivos.

Ter foco é o segredo de todo poder, felicidade e sucesso pessoal. Foco quer dizer fazer menos; ser menos, O foco é o que mantém o menos sendo mais.


O que o autor defende é que você deve focar nas suas melhores qualidades, os seus melhores 20%. São esses 20% que te levaram a conseguir o que deseja.

No sucesso – e em todo o resto –, menos é mais. A qualidade é mais valiosa do que a quantidade; dar é mais recompensador do que consumir; a abundância de tempo triunfa sobre a fartura de bens materiais; (...) O verdadeiro sucesso é ser capaz de investir nosso tempo fazendo aquilo de que gostamos, atendendo nosso talento singular, sendo valioso para as pessoas que valorizamos e nos sentindo amados por elas.

Durante o livro, o leitor é apresentado a diversos exemplos práticos e instruções de como direcionar as suas ações para as atividades certas. Além de demonstrar a importância de planejar e aprender a gerenciar de maneira simples os seus ganhos.



"A Revolução 80/20" traz uma leitura fácil e leve, é intuitivo e acima de tudo pode ser considerado um guia. É para pessoas que sonham com o sucesso e uma vida tranquila. Mas acima de tudo, este livro é para quem precisa aprender a ter foco, traçar metas e seguir os seus objetivos.


Este livro foi enviado pelo Grupo Editorial Autêntica // Conheça os livros da Editora Gutenberg.

Comentários