Pular para o conteúdo principal

Como cozinhar sem receitas (Glynn Christian)



Acho que faz mais ou menos dois meses que eu recebi esse livro da Editora Gutenberg e assim como eu já disse aqui, não com a falta de tempo só consegui terminar o livro essa semana. Mas é como dizem: antes tarde do que nunca, certo?

No livro o chef inglês Glynn Christian ensina como conhecer melhor os alimentos e como criar pratos deliciosos sem seguir uma receita ao pé da letra. Confesso que eu achava que seria uma tarefa impossível, afinal para quem não tem afinidade com a cozinha não pode simplesmente esquecer algo que eu considerava ser tão importante: a receita. Acontece que eu me surpreendi com a forma como o autor mostra que aprende-se a cozinhar cozinhando a mesma coisa cem vezes, e não cozinhando cem coisas uma única vez.

Apesar de a leitura ter sido pesada por ter muitos detalhes que eu acho que uma pessoa com mais conhecimento em culinária do que eu possa entender melhor, além do fato do autor ter citado receitas e ingredientes um tanto complicados para alguém que não conhece nada do mundo gastronômico, mesmo assim eu gostei demais de ter lido.

Neste livro você vai aprender que seguir uma receita passo a passo, ainda que a receita seja sua, é certeza de uma comida ruim. E que o importante é saber reconhecer o sabor do que você está preparando e seguir os seus instintos na hora de cozinhar. A única receita aqui é usar e abusar da liberdade de improvisar e para isso o autor mostra como saber com o que cada ingrediente combina, quais se complementam.





Agora o que não dá para deixar de lado é a diagramação do livro. É incrível! Os espaçamentos ajudam bastante na leitura e as folhas são grossas, o que também ajuda.

Como cozinhar sem receitas” é uma ótima leitura para qualquer um que goste de cozinhar, mesmo que apenas naquelas datas importantes ou para família e amigos.

Onde comprar: Saraiva / Livraria Cultura / Submarino

***

Beijos!

Comentários

  1. O livro parece ser bom, eu sempre quis saber cozinhar mas sou péssima cozinheira, será que lendo esse livro eu posso me arriscar na cozinha? rsrs

    Beijinhos ;*

    http://meninicesdaduda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parece ser super interessante, eu quero, beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Michelly! Eu sou um desastre na cozinha, e tudo o que faço é com a receita na mão, sempre rs. Esse livro parece bem gostoso de ler, bem agradável. O layout do seu blog tá lindo hein, super bom de visualizar e as imagens também, lindíssimas. Sucesso!

    Beijos, Bruna S.
    http://meninaderosas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário