Pular para o conteúdo principal

A verdadeira blogosfera

Onde foi parar aquela blogosfera de dois, até três anos atrás? Onde foram parar todos aqueles blogueiros criativos e ansiosos para mostrar seus defeitos, seus gostos e ideais? Para onde foi aquela vontade de ser diferente, de fazer diferente? Cadê o conteúdo, as referências, a autenticidade?

As ideias já não são diferentes, os gostos são quase os mesmos e as pessoas tentam, a cada dia mais, parecer com alguém que já conquistou o reconhecimento. Os textos são superficiais, quando não são uma reprodução de algo publicado em outro blog. Tudo foi padronizado e ai de quem não seguir a multidão.

Numa época onde blogueiros são capazes de influenciar tanta gente ao mesmo tempo, parece que esquecemos que temos voz. Já não arriscamos, não buscamos outros caminhos. Falamos do que não conhecemos e deixamos escondido o que conhecemos. Se o assunto já foi dito em um blog de grande visualização, eu também preciso falar sobre ele. Quanto mais parecido com o original melhor.

Enquanto isso, blogueiros que são fiéis a sua identidade por vezes acabam escondidos, passam ser fazer barulho, sem chamar a atenção. Dando espaço para quem está disposto a seguir o roteiro.

Comentários

  1. Olá Mi,me identifiquei tanto com seu texto e tenho o mesmo pensamento que o seu.Os blogs já iniciam com intuito de crescer,"enriquecer",ter parcerias e sucesso e acabam se tornando tão superficiais e invariável nos posts,comentários e divulgação.
    Tenho o blog a 5 anos e vendo a interação daquele tempo sinto até um aperto no peito de saudade do tempo que a blogosfera era feito por pessoas "reais" e sinceras :/
    Grande beijo da Carô
    http://heycaaro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá saudade de como as coisas funcionavam não é? Existe amizade de verdade na blogosfera. Hoje só se é amigo de quem traz visitas para o seu blog. :(

      Beijos

      Excluir
  2. Nossa, concordo muito com o que tu disse. Eu entrei no mundo dos blogs em 2008 e sempre acabava indo para um lado que eu não queria (falar de moda, maquiagem, conseguir patrocínio de marcas...) e acabava criando um conteúdo que eu não queria. Por volta de 2012 eu parei com o blog q eu tinha pq eu não aguentava mais o conteúdo que eu fazia e pensava que ninguém ia me escutar se eu falasse outra coisa. Acabei que esse ano eu entre para o mundo do youtube e o que eu tinha para falar agradou as pessoas que eu resolvi voltar para o blog, eu realmente eu não me importo de falar pras paredes, mas vou falar o que eu quiser e isso é maravilhoso *-*

    ResponderExcluir
  3. Menina que texto é esse? Mandou super bem, disse a mais pura verdade, tem tantos blogueiros (as) espalhados no mundo, com conteúdo incrível e original, que preparam com tanto carinho e não são conhecidos..
    Amei o texto.. Bjs *-*
    http://freemodernage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. saudade, só isso me define. Acho que por isso corri de um layout parecido com o de tantos outros, por isso resolvi focar no assunto, nas minhas pessoalidades. Uma pena que ser blogueiro é só mais uma atividade de "ego" hoje em dia, gostava de antes, quando era sem querer, só por vontade de falar.....

    ResponderExcluir
  5. Saudade daquela blogosfera de 2011/2013. Onde as pessoas blogavam por amor, sem interesse ou querendo passar na frente dos outros, no qual tinha espaço pra todo mundo e ninguém ficava de fora!
    Apenas saudade de um tempo bom! Que texto é esse, hein?!

    Beijoo!
    www.tardedioutono.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. As coisas evoluem e evolução nem sempre representa algo bom.
    Meu blog é novo, mas estou nesse mundo desde 2007 e quanto a monetização viralizou, nós perdemos muito.
    As pessoas criam um site na intenção de lucrarem - o que não é ruim, mas se torna péssimo quando se quer conquistar isso a qualquer custo.
    Investi dinheiro no meu blog com layout, domínio e aplicativos e até agora não recebi um real por isso. Fiz por amor ao meu cantinho e aos registros da minha vida que coloco nele.
    Obviamente será ótimo se um dia eu ganhar dinheiro fazendo algo que tanto gosto, porém não é o meu objetivo maior. Quero ser útil pra alguém e compartilhar momentos da minha vida.
    Penso muito em como será lindo mostrar pros meus filhos minhas primeiras postagens.
    A blogosfera é mesmo mágica. Façamos o possível para que essa magia não se perca totalmente.
    Beijos!

    Me chama de Bella

    ResponderExcluir
  7. Eu queria muito te abraçar e dizer "eu te entendo perfeitamente". =/

    ResponderExcluir
  8. Oiiiii,nossa como me identifiquei com seu texto,os blogs e principalmente canais do youtube estão assim mesmo viu.A maioria está preocupando com a quantidade de seguidores,com quanto vai ganhar e acaba esquecendo o amor,a opinião verdadeira e não por publicidade.Tem dois anos que tenho meu blog,e sinto que as pessoas menosprezam tanto se você não está seguindo os outros blogueiros mais famosos.Hoje em dia a maioria dos blogueiros e youtubers mais falados só falam de reformas ali e aqui,de o quanto eles ganham e aquele papo chato todo.Mas o que não me deixa desanimar é saber que sou o que sou,tento inovar sempre que posso,e por íncrivel que pareça vira e meche descubro outro blog assim também.Beijúuuuuu!

    http://juniaqueiroz.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário