Pular para o conteúdo principal

Amor & Amizade (Whit Stillman)


Assim como outros grandes autores, Jane Austen deixou os livros para ganhar vida nas telas do cinema. Não pela primeira vez, é claro, e com outra grande história. Inspirado e fã de suas criações, Whit Stillman deu vida a Rufus Martin-Colonna de Cesari-Rocca, que irá, brilhantemente, recontar a história de Lady Susan, defendendo a todo custo das acusações de sua autora.

A história original de Lady Susan foi escrita no início da carreira de Jane Austen, porém só foi publicada após a sua morte. Tudo é apresentado ao leitor em forma de cartas enviadas entre os personagens. O texto traz uma anti-heroína viúva, cativante, persuasiva e determinada a atingir os seus objetivos.

Aproveitando-se disso, Stillman, em um tributo a grande escritora, desenvolveu um novo ponto de vista, capaz de dar armas ao leitor e fazê-lo ver de uma forma mais leve os atos da Lady.


Em Amor & Amizade, a história é narrada pelo seu fiel defensor que irá, a todo custo, apresentar provas a favor da Lady conhecida por ser "a rainha do flerte". Por onde passa, é acusada de destruir famílias levando o caos e o ciúme. Por meio de cartas e recordações próprias, Martin-Colonna vai mostrar uma mulher devotada, amorosa e distinta.

A fim de descansar e afastar-se de escândalos, Lady Susan decide passar uma temporada em Churchill, onde mora o irmão de seu falecido marido, Charles Vernon. Enquanto seu cunhado demonstra grande apreço, Catherine Vernon – esposa de Charles Vernon – é incapaz de esquecer os esforços da Lady para que seu casamento não acontecesse.

Diante de sua visita repentina e tendo conhecimento de sua fama, Catherine fica atenta aos seus passos para que o seu irmão – Reginald DeCourcy – não caia nos seus encantos. O que para seu desespero está próximo de acontecer, pois desde que chegou a casa, Lady Susan conquistou a amizade e a admiração de Reginald.

Aos poucos, Lady Susan vê em Reginald uma oportunidade de garantir um futuro, mas no momento toda a sua atenção está direcionada a sua jovem filha, Frederica Vernon. Pretende convence-la a casar-se com Sir James Martin, um jovem de boa família e com garantias de um bom futuro.

Em todas as descrições e cartas apresentadas ao leitor, Stillman de forma elegante e convincente vai construindo uma nova imagem da famosa Lady. Para o quem inicia a leitura sem julgamentos, é possível chegar ao final da história torcendo para que os planos de Lady Susan sejam realizados.

Para você que não conhece o texto original, o autor teve a grande delicadeza de colocar uma breve descrição das personagens e incluir cartas do texto original no final do livro, com breves comentários (é claro) em defesa de Lady Susan.



Este livro foi enviado pelo Grupo Editorial Autêntica // Conheça os livros da Editora Gutenberg

Comentários

  1. Eu não conhecia esse livro e ele parece ser interessante. Vai entrar para a minha listinha de livros hihi. E eu preciso dizer que o layout do seu blog está lindoooooo *-*
    Beijos
    http://www.ladystronger.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim! Você vai gostar! :)
      Oun, muito obrigada! <3

      Beijo!

      Excluir
  2. Como eu disse lá no facebook: estou doida para comprar esse livro! Sou super fã de Jane Austen, já li Lady Susan, mas ainda não consegui assistir ao filme... Tinha dúvidas sobre essa edição, se era somente o texto de Austen (que eu já tenho) com a capa do filme, mas vi que não! De repente eu consiga de presente de aniversário, vamos torcer! ;)

    Bjs, seu blog é lindo!

    http://www.tamiresdecarvalho.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que eu não li o original?! Conheço a história bem por cima, mas ainda assim valeu muito a pena a leitura dessa versão!

      Muito obrigada!
      Beijo

      Excluir
  3. Sou completamente apaixonada por Jane Austen e o único que ainda não li é Lady Susan, conheço a história bem por cima mesmo mas talvez seja a hora de me dedicar a leitura dessas duas versões.
    Beijos

    www.crovattizei.com

    ResponderExcluir
  4. Olá ^^
    Não conheço muitas histórias da Jane Austen ainda, mas já fiquei curiosa para ler o que inspirou esse livro *-* (assim como esse livro também ^^). Achei a história bastante interessante e vou já adicioná-la a minha lista de leituras futuras.
    Parabéns pela resenha e obrigada pela dica de leitura.
    Beijinhos
    Isabelle - Attraverso le Pagine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Leia sim e espero que você goste! <3

      Beijos

      Excluir

Postar um comentário