Pular para o conteúdo principal

Projeto Literário – Helena (Machado de Assis)


O primeiro livro que escolhi para iniciar o meu projeto literário deste ano foi Helena, publicado originalmente em forma de folhetim. Um dos livros de estilo romântico de Machado de Assis, que traz uma fase diferente dos seus títulos mais famosos.


A história inicia com a morte do conselheiro do Vale. Com a abertura do testamento, a irmã e o filho do conselheiro – Dona Úrsula e Estácio – descobrem a existência de Helena, filha ilegítima do conselheiro. Em seu testamento, deixa a jovem parte da herança e pede para que a acolham na chácara de Andaraí.

Mesmo com certa relutância e desconfiada dos problemas que a jovem poderá causar, D. Úrsula decide cumprir o último pedido do irmão e traz Helena para viver na chácara.

Helena tem entre dezesseis e dezessete anos, é uma jovem delicada, inteligente, aventureira e decidida a conquistar o carinho de sua nova família. Ao chegar a chácara, todas as suas qualidades chamam a atenção de Estácio, que logo se afeiçoa a mais nova irmã.

D. Úrsula manteve-se distante e desconfiada o quanto pode, mas ao ficar doente Helena cuidou da tia com tanto o zelo e dedicação, que fez o coração de D. Úrsula ceder aos encantos da jovem.

(...) Foi um anjo, foi mulher, foi mãe e filha. Obrigada, Helena! Pode ser que a medicina tenha ajudado a cura, mas o principal mérito é só teu.

Com o tempo que passam juntos, Helena cria uma grande influência sobre as decisões do irmão. Enquanto isso Estácio afasta-se mais e mais de sua noiva ao perceber as diferenças entre Helena e a moça. Sem se dar conta, começa a crescer um sentimento diferente entre os dois irmãos.


Medo? O medo é um preconceito dos nervos. E um preconceito desfaz-se; basta a simples reflexão. 


O desfecho da história mostra a qualidade e o talento de um grande autor da literatura brasileira. Diferente do que muitos afirmam, um clássico como este traz uma história envolvente e capaz de agradar a todos os leitores.

Comentários

  1. Eu comecei a ler esse livro no ano de 2015, fui até a metade e acabei parando por falta de tempo. Hoje quero ler tudo de novo e muito mais ☺♥ Lindas fotos e lindo blog, parabéns! Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  2. Nunca li Machado de Assis, que vergonha hahaha, mais adorei o estilo do livro Helena, estou em uma vibe desse jeito e acho que esse livro pode se encaixar *-* to stalkeando seu blog e amando! Se quiser conhecer o meu é http://kelilauri.blogspot.com.br/ beijão

    ResponderExcluir
  3. Gostei da indicação , vou ver se acho online! Beijos do http://bemmeqquer.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir

Postar um comentário