Pular para o conteúdo principal

1+1 - A Matemática do Amor (Vinícius Grossos e Augusto Alvarenga)


Conheci o Vinícius quando li "O Verão Em Que Tudo Mudou", publicado neste ano. Me surpreendi com a história e com a forma que os autores envolvem o leitor. Então decidi conhecer os outros livros que ele já havia publicado e fui surpreendida mais uma vez.


Neste livro você irá conhecer Bernardo e Lucas, dois grandes amigos de infância, são vizinhos e moram em uma cidadezinha do interior desde que nasceram. Desde muito pequenos estão juntos, entre aventuras e descobertas da vida. Quando os pais de Bernardo recebem uma proposta de trabalho irrecusável em Portugal, a vida dos dois começa a desmoronar. O medo de viver longe um do outro irá fazer com que percebam a importância do outro em sua vida.

No interior as pessoas são mesquinhas. A proximidade dá a elas uma sensação de intimidade que pode ultrapassar alguns limites, e o "telefone sem fio" funciona vinte e quatro horas. Qualquer passo em falso que se dê é o suficiente para ser alvo de olhares tortos. risinhos e comentários nas ruas e isso sempre me assustou muito.

Revoltado com a mudança e com o egoísmo dos pais por não pensarem nele, Bernardo se vê perdido e sem saber o que fazer para evitar a separação do seu melhor amigo.

Enquanto isso, Lucas resolve que as últimas férias juntos, será inesquecível. Mesmo com o medo da separação rondando seus pensamentos a cada instante, ele cria um projeto aonde irá levar Bernardo, cada dia, a um lugar diferente para aproveitarem ao máximo o tempo que resta.


Desta despedida irá nascer um sentimento totalmente desconhecido para os dois. Sentimento que, ao mesmo tempo em que os assusta, irá mostrar que o que sentem um pelo outro é bem maior do que a amizade que imaginavam ter.

Durante o desenrolar da história você poderá acompanhar a proporção que esse sentimento tomará e o como esses dois garotos aprenderão a aceitar esse sentimento. Não será fácil, ainda mais por viverem em uma cidade pequena, onde todos sabem e jugam a vida alheia. O medo de serem expostos e de magoar as pessoas que amam estará sempre presente.

O ponto alto do livro, para mim, foi a forma como os autores não deixaram de relatar a realidade. Eles mostram como é difícil você decidir viver sem ter medo de mostrar o que sente independente de quem você escolha amar. Longe de ser um daqueles contos de fadas perfeitos onde tudo favorece para que haja um final feliz.



Recomendo muito a leitura. A história é leve, rápida, e envolve o leitor a cada página. Também adorei a edição da Faro Editorial, que sempre dá um toque especial em cada livro: a ilustração da capa com relevo e as páginas amarelas e grossas dão um toque especial.

Onde comprar? Livraria Cultura (R$ 19,90) - Saraiva (R$ 31,90)

Comentários

  1. Amei a resenha!! Que blog mais fofinho, que fotos maravilhosas!
    Deu vontade de ler!! Ainda mais por ser nacional.
    Beijos
    Check-in Virtual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, flor!
      Leia sim! Você vai adorar <3

      Excluir

Postar um comentário