Pular para o conteúdo principal

Ninfeias Negras (Michel Bussi)


Ninfeias Negras
Michel Bussi
Editora Arqueiro
Sinopse: Giverny é uma cidadezinha mundialmente conhecida, que atrai multidões de turistas todos os anos. Afinal, Claude Monet, um dos maiores nomes do Impressionismo, a imortalizou em seus quadros, com seus jardins, a ponte japonesa e as ninfeias no laguinho.

É nesse cenário que um respeitado médico é encontrado morto, e os investigadores encarregados do crime se veem enredados numa trama em que nada é o que parece à primeira vista. Como numa tela impressionista, as pinceladas da narrativa se confundem para, enfim, darem forma a uma história envolvente de morte e mistério em que cada personagem é um enigma à parte – principalmente as protagonistas.

Três mulheres intensas, ligadas pelo mistério. Uma menina prodígio de 11 anos que sonha ser uma grande pintora. A professora da única escola local, que deseja uma paixão verdadeira e vida nova, mas está presa num casamento sem amor. E, no centro de tudo, uma senhora idosa que observa o mundo do alto de sua janela.


Se eu imaginava me surpreender tanto? Nunca nesta vida. Apesar do autor já ser conhecido por boa parte dos amantes de leitura policial, ainda não conhecia os livros de Michel Bussi. Mas já que estamos começando um novo ano, por que não dar uma chance para autores novos?

Ninfeias Negras é um dos lançamentos da Editora Arqueiro em 2017 e não poderia ter escolhido livro melhor para iniciar este ano. Um thriller de congelar a respiração a cada final de capítulo, sempre que o autor deixa em aberto uma ponta do mistério que envolve toda a história.

Um dos pontos que mais me surpreenderam foi o início do livro. Com toda certeza foi um dos melhores que já li, capaz de criar uma expectativa gigantesca em duas páginas. Traz um cenário real e bastante conhecido no mundo todo: Giverny, uma pequena cidade onde viveu Claude Monet. Desde então você já irá saber: três mulheres, em idades diferentes, tornam-se o ponto principal da história. A primeira é má, a segunda é mentirosa e a terceira egoísta. Guarde isto!


A primeira, uma senhora, será responsável por apresentar os personagens e dar início ao mistério. Um importante oftalmologista conhecido pelo seu apreço pela arte, especialmente por Monet, e por ser mulherengo, foi brutalmente assassinado. A polícia se vê encurralada diante de pistas que não levam a lugar algum ou direcionam para qualquer suspeito. Apenas o desenrolar da vida de três mulheres parece ser capaz de trazer uma luz em torno deste mistério. Paralelamente a investigação, suas histórias serão apresentadas. Cada uma carrega o próprio fardo, mas a cada passo a história parece conectá-las.

A terceira era a mais talentosa; a segunda, a mais esperta; a primeira, a mais determinada. Na sua opinião, qual delas conseguiu escapar?

Enquanto a investigação não progride, os investigadores assumem como ponto de partida o marido ciumento Stéphane Dupain, a segunda mulher. O fato dela ter sido fotografada junto ao médico é um ponto contra, principalmente pelo fato de um dos investigadores acreditar que ela tentando contar algo.

Fanette, a terceira mulher, tem apenas 11 anos e vê na pintura a chance de mudar a sua vida. A menina que possuí um talento sem igual, vê em um concurso de pintura a sua grande chance.

Tudo o que parece ligar estas mulheres são as Ninfeias de Monet. Para qualquer lado que os investigadores decidam seguir elas estão presentes. Uma sempre a postos para observar o desenrolar da história, sempre um passo a frente. A outra presa em um casamento infeliz. Por última, a que anseia por conhecer o pai. Como eu disse, todas estão em busca de algo e isso irá uni-las.


Foi um dos romances policiais mais intensos e impressionantes que eu li nos últimos tempos. Uma história bem criada e o final é arrebatador. Nunca, jamais em toda a minha vida eu poderia imaginar aquele final. É incrível a forma como o autor é capaz de mostrar apenas o que ele deseja que o leitor veja e ele o faz de forma tão brilhante que você irá construir a sua imagem da história sem desconfiar o que virá pela frente.

Com toda certeza, um dos melhores lançamentos da Editora em 2017 e vale muito a leitura!

Comentários

  1. Oi, meu bem.
    Adorei seu blog e suas fotografias dos livros, parabéns pelo trabalho!
    Já segui seu blog e curti a página do Facebook.
    Vou acompanhar.
    Beijos, sucesso. :*
    www.freakandcreepy.com

    ResponderExcluir
  2. Saudações Lady Michelly,

    Confesso que o gênero policial não é exatamente o meu preferido. Mas todos precisamos sair da zona de conforto e esse parece ser um livro bem interessante. Não foi a primeira resenha dele que li e da outra vez também fiquei curiosa para saber o desenrolar dos fatos. É a cara do Duque hahaha então pode ser que eu me valha disso, e consiga com ele.

    Venha visitar o Castelo!

    Att.
    A Rainha ♛ The Queen's Castle
    Saga Encantada
    Trilogia Tês Atos
    Sorteio Volta às aulas

    ResponderExcluir

Postar um comentário