O Dezoito Primaveras mudou! Você foi direcionado para o meu novo blog, mas o conteúdo antigo permanece disponível para você. Entenda um pouquinho mais sobre essa mudança neste post aqui.

Newsletter

Receba por email as postagens do blog

Poesia que transforma



Poesia que transforma
Bráulio Bessa
Editora Sextante
Onde comprar: Amazon

Sinopse: Este livro é uma homenagem à poesia e a tudo o que ela é capaz de proporcionar. Com mais de 30 de seus emocionantes poemas, alguns deles inéditos, Bráulio Bessa nos conta um pouco das histórias do menino de Alto Santo, no interior do Ceará, que se tornou poeta e ativista cultural.

Desde o primeiro encontro com a obra de Patativa do Assaré, aos 14 anos, até a fama na televisão, ele mostra como a poesia transformou sua vida.

Com ilustrações do artista baiano Elano Passos, o livro traz ainda depoimentos de fãs de todos os cantos do Brasil, revelando como as palavras de Bráulio são capazes de inspirar pequenas e grandes mudanças.


Poesia que Transforma é o segundo livro do Bráulio Bessa, foi publicado neste ano pela Editora Sextante e traz uma mistura de poemas e textos que contam um pouco sobre o autor que ficou conhecido pelo programa da Fátima Bernardes.

Foram raras as vezes em que sentei para ler um livro como esse. Também não assisto o programa da Fátima, mas os poemas e vídeos do Bráulio já tinham aparecido para mim no Facebook. A identificação com suas criações é fácil. Ele escreve com simplicidade e com verdade o suficiente para tocar o coração do leitor. Não é o tipo de leitura para ler em uma sentada só, precisa ser lido com calma, com vontade e com amor. Os poemas do Bráulio são repletos de mensagens inspiradoras, são um refúgio para dias ruins ou a alegria para dias calmos.



Resolvi falar sobre o livro antes de terminá-lo, porque estou lendo sem nenhuma pressa e queria compartilhar de uma vez com vocês a história do nordestino que vem conquistando espaço. Cada dia leio um pouco mais. Nos dias em que a correria não me deixa sentar e descansar; nos dias em que preciso de algo que me mostre que há esperança, que há sempre uma nova chance. E só facilita o fato de não ser necessário ler os poemas na ordem em que são apresentados. Basta abrir o livro e deixar que um poema aleatório desperte suas emoções.

Um de seus poemas mais conhecidos se chama "Recomeço", o primeiro poema que apareceu na televisão e que o próprio autor diz ter se tornado o seu "clássico". O poema fala sobre a importância de seguir em frente, sobre superar medos e perdas, sobre não desistir do que queremos e lutar. É, acima de tudo, sobre ter força e fé para ser quem somos.

Gosto de comparar a poesia a um abraço, que consegue fazer um carinho na alma sem nem saber qual é a dor que você está sentindo. A poesia se adapta à sua dor. É um abraço cego e despretensioso, como quem diz: ‘Venha! Tá doendo? Pois deixe eu dar um arrocho, que vai lhe fazer bem.



Com simpatia e simplicidade o autor vai contando sua história e divertindo o leitor. Em seus poemas, ele fala sobre a importância da família, de seguir o seus sonhos. Traz poemas sobre mães e até mesmo sobre as redes sociais.

Afinal, a gente nasce
sem trazer nada pra cá,
na hora de ir embora
o mesmo nada vai levar.
O que importa de verdade
é o que a gente vai deixar.

Esse é um livro para quem gosta de poesia, mas para quem sonha em se aventurar por outros estilos e sair da zona de conforto. O livro traz de forma leve a poesia que encanta e contagia. Traz o amor, os amigos, a família, traz os sentimentos que muitas vezes passam despercebidos ou são esquecidos na correria do dia a dia. São palavras cheias de significados e que acertam em cheio o coração.