Pular para o conteúdo principal

5 dicas para ler mais e melhor


Alguns posts atrás eu falei como nos últimos tempos as minhas leituras estavam passando despercebidas para mim, como o modo automático estava atrapalhando algo que eu gosto muito de fazer. Apesar de ter perdido o controle com o ritmo acelerado, pude entender muitas coisas que me ajudaram a tornar o meu ritmo de leitura mais produtivo. E aqui ser produtivo não é quantidade, mas sim qualidade. Por isso, resolvi separar algumas dicas que me ajudaram muito e ainda ajudam a ler e prestar mais atenção nos detalhes de cada história.

1. Ler mais de um livro ao mesmo tempo
Uma coisa que eu aprendi nesses anos de blog, foi o quanto um livro pode te desanimar e atrapalhar o seu ritmo de leitura. Alguns livros ficavam mais lentos em algumas partes e a história levava mais tempo para terminar, como se a leitura fosse se arrastando até a última página. Foi quando eu resolvi testar a dica que já tinha visto pelas redes sociais várias vezes: ler mais de um livro ao mesmo tempo. Sempre achei que isso pudesse me atrapalhar ainda mais e me fazer esquecer da história anterior, mas o resultado foi ótimo. Quando a leitura de um começa a me deixar cansada, eu passo para o segundo livro. E assim vou alternando até concluir a leitura. Não faço isso sempre, porque não vejo necessidade. Quando pego uma história que exige demais e isso funcionou muito bem para mim.


2. Estabeleça metas
Quem nunca criou aquela listinha no início do ano quando os objetivos para o ano que iria começar? Se planejamos tantas coisas na nossa vida,  por que não estabelecer metas para as nossas leituras? Mas vamos lá. não é para pensar em nada do tipo "ler 100 livros em um ano" se você não tem o hábito de ler mais de um livro por mês. Lembre-se: quantidade não é qualidade. A ideia das metas é colocar no papel objetivos possíveis e que não torne a leitura apenas uma obrigação a mais. Então comece pelo mais simples, como por exemplo: "ler x minutos por dia". Não use páginas nem capítulos para medir a velocidade da leitura, porque você pode criar o hábito de ler pensando em quantas páginas/capítulos faltam para terminar a meta do dia.

Acima de tudo, esteja disposto a cumprir com as suas metas e não crie objetivos grandes demais porque outra pessoa lê mais do que você.

3. Seja o leitor que lê em qualquer lugar
Criar o hábito de ler enquanto está no ônibus, metrô, enquanto espera pelo médico ou até na fila do banco, ajuda na concentração. Se você é o tipo de pessoa que se distraí com barulho por perto, recomendo que você coloque o fone de ouvido e escute alguma música instrumental. É como se tudo se resumisse apenas as páginas que você está lendo. Ajuda e muito!


4. Não leia livros com o mesmo gêneros seguidos
É a mesma história do primeiro item: se um livro está te deixando cansado e a sua próxima leitura for no mesmo estilo, a leitura não anda.

5. Crie uma rotina
Sabendo os horários livres que você tem para ler, faça um teste e repare em quais momentos você consegue ler com mais facilidade. Isso torna a leitura mais produtiva. Não estou dizendo você vai ler mais páginas, mas você vai prestar mais atenção na história se estiver mais relaxado.



Gostaram das dicas? Se você tiver alguma dica para mim, deixe nos comentários. <3

Comentários

  1. Que saudade do meu ex...
    ex hábito de leitura

    Eu não leio mais livros como antigamente, acho que a rotina corrida fez eu me perder, ainda mais que comecei a ler um livro tão chato, que fiquei uns 5 meses enrolando para lê-lo. Eu acho que vou seguir a dica de ler mais de um livro por vez e ver no que dá. Eu abandonei o livro chato e peguei outro que, apesar de ser legal, é confuso, então eu demoro para me encontrar na leitura. Acho que vou alternar entre os dois e ver se consigo finalizar essas leituras.

    Cheiro de Pipoca

    ResponderExcluir
  2. Da sua lista acho que minha maior dificuldade é criar uma rotina. Uma coisa que percebi é que a o clima influência na minha leitura, então acho que isso ajuda na minha dificuldade de criar uma rotina, mas trabalhar com metas ajuda.

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca coloco metas, mas já estava há um bom tempo afastada das leituras e esse ano decidi que iria me esforçar a ler pelo menos 1 livro por mês. O de janeiro já acabei e já comecei o de fevereiro. Vamos ver quantos vou ler. :D

    ResponderExcluir
  4. Chocada com a primeira dica, tipo, eu sei que as pessoas fazem isso, mas não consigo me imaginar lendo dois livros ao mesmo tempo pelos motivos que você disse no post, mas reconheço que realmente um livro "massante" pode tirar a vontade de ler.

    A 3 eu já faço por natureza, adoro ir a lugares longe, pois sempre aproveito para tirar o atraso das leituras. Ótimas dicas! Tentarei dar uma chance a primeira kk

    ResponderExcluir

Postar um comentário