Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Dark academia: o que é, características e um projeto literário

Escrito por
Imagem por Daria Kraplak

Se você é um usuário assíduo do TikTok ou tem passado algum tempo rolando o feed no Instagram, já deve ter esbarrado em postagens sobre o Dark Academia, certo? Arrisco dizer que muitos de vocês não só viram, como também se encontraram neste estilo.

Eu tenho passado muito tempo fora das redes sociais, mas no começo deste ano encontrei algumas postagens que chamaram a minha atenção e logo acabei esbarrando na hashtag Dark Academia. Não me julguem, quando esse estilo começou a ganhar espaço, a minha vida estava conturbada demais para que eu passasse tempo o suficiente nas redes sociais e entendesse do que se tratava. Com essa justificativa, quero dizer que não só fui apresentada ao Dark Academia em 2022, como já me descobri adepta desse estilo.

Agora, vamos ao que interessa…


O que é Dark Academia?

Dentre os vários sites que encontrei, o Dark Academia foi descrito de maneira diferente em cada um deles. Há quem chame de uma subcultura, uma estética, um estilo de vida ou ainda de um conjunto das anteriores. O que, depois de muita pesquisa sobre o assunto, acredito que seja a definição mais próxima e verdadeira.

Assim como sua definição, você também encontrará respostas diferentes sobre as datas de origem do Dark Academia, mas todos concordam que a subcultura teve o seu início nas redes sociais através do Tumblr, talvez entre 2015/2017, mais como um subgênero literário do que uma estética. Com a pandemia do Covid-19 (2020), o subgênero teve o seu boom no TikTok e mais tarde no Instagram. Hoje, você poderá encontrar postagens e vídeos facilmente em todas as redes sociais.

Na literatura, apesar de ser um subgênero, o Dark Academia acolhe diversos outros gêneros literários. O ambiente acadêmico, a devoção pelos estudos, discussões sobre moralidade, atmosfera gótica e a morte, são características presentes nos livros Dark Academia.

O ponto em que todos os adeptos do estilo concordam é que “A História Secreta” de Donna Tartt é a origem desse subgênero, com uma história que se passa em uma universidade americana, com assassinato e um grupo de estudantes que imitam os autores clássicos e seus personagens. Além dele, muitos outros são recomendados, como por exemplo: “Nona casa” (Leigh Bardugo), “Frankenstein” (Mary Shelley) e “Vilão” (V. E. Schwab). Algumas séries e filmes também entram para lista: “Sherlock”, “O Alienista”, “Freud”, “O Gambito da Rainha” e “Sociedade dos Poetas Mortos”.

No que diz respeito a estética, o Dark Academia recebeu forte influência da moda dos anos 30 e 40, com o uso de vestuários utilizados por estudantes de universidades como Oxford e Cambridge. Roupas com cardigãs, saias xadrez, calça com tecido tweed, blazers e sapatos clássicos, tudo em uma paleta de cores em tons terrosos, com preto e branco, puxando para tons frios.


Características

O Dark Academia surgiu como uma busca interminável pelo conhecimento e pela romantização da vida acadêmica. A literatura clássica, a arquitetura gótica ou grega, o estudo de línguas (principalmente as línguas mortas) e as artes são citadas constantemente em postagens sobre essa subcultura. Os adeptos ao estilo encontram no conhecimento uma forma de escapar da realidade e “garantem que não se trata de alienação. ‘É um retorno à estética, mas não aos valores morais daquele tempo. Não queremos ser retrógrados’” (Ana Paula Alves, em reportagem para O Globo). 

Mas como nem tudo são flores, há muitas críticas e preocupações no que diz respeito ao tema. Por seu estilo que remete ao estudo da cultura europeia, o Dark Academia é tido como um estilo elitista, majoritariamente feito (se não exclusivo) para pessoas brancas e de classe mais alta. Sendo acusado constantemente de ser um estilo eurocentrista.

Acredito que este estilo vem sofrendo com as mudanças, como tudo na vida. Não em um sentido ruim. Pelo contrário, acredito que o que torna o Dark Academia um estilo que vem ganhando mais espaço a cada dia é o seu objetivo principal: a busca constante pelo conhecimento. Não acredito que algo que inspira as pessoas a aprender, a ler e ter novas experiências pode ser negativo. Levando em consideração o País em que vivemos, (e sei que falo como uma pessoa que recebeu diversos privilégios na vida) o acesso a educação está cada vez mais difícil (por diversos motivos) e precisamos de toda a ajuda necessária para fazer com que, cada vez mais, as pessoas sintam a necessidade de questionar, de explorar e admirar culturas, mas acima de tudo, tenham a oportunidade de fazer isso.


Meu projeto literário


Para minha surpresa, descobri que o Dark Academia sempre esteve presente nas minhas leituras, mas só agora consigo dar uma definição para o estilo de leitura que eu gosto. E depois de ler tudo o que consegui encontrar sobre o assunto, percebi que ainda não li muitos dos livros tidos como parte do Dark Academia.

Pensando nisso, decidi incluir na minha lista de leitura um título Dark Academia por mês, dando início com o livro que tido como o Santo Graal do estilo: "A História Secreta". Acredito que não há forma melhor de mergulhar de vez nesse mundo melancólico do que com o livro que é o marco para o início do Dark Academia. Começo a minha leitura em Junho e espero conseguir terminá-lo logo. Estou bastante curiosa para entender o que tornou esse livro tão marcante para tantos leitores.

Mas voltando ao projeto, todo mês virei aqui comentar com vocês um pouco sobre a minha leitura Dark Academia. Decidi não fazer uma lista e ir escolhendo aleatoriamente conforme for concluído as minhas leituras. A intenção é que seja um momento para fazer algo que gosto e não que se torne uma cobrança com prazos definidos.

Portanto, nos veremos no final próximo mês para falar sobre esse projeto. No mais, tenho pensando em algo diferente para trazer para o blog e voltar a escrever com mais frequência. Se tudo der certo, logo logo teremos novidades por aqui (torçam por isso, por favor ♥)!

Bom, vou deixar aqui os links que mais chamaram a minha atenção enquanto preparava essa postagem. Ah! Acompanhe as redes sociais, vou compartilhar por lá tudo o que encontro sobre o Dark Academia. ♥

  1. Everything you need to know about the “Dark Academia Aesthetic” Trend (clique aqui).
  2. What is “Dark Academia,” and why is it trending on social media in 2022? (clique aqui)
  3. O que é Dark Academia? (clique aqui)
  4. DARK ACADEMIA: O QUE É? Características + Livros para conhecer! (clique aqui)
  5. A ESTÉTICA DARK ACADEMIA & A ROMANTIZAÇÃO DA VIDA ACADÊMICA (clique aqui)
  6. Dark Academia como gênero literário por Ketelen Lefkovich (clique aqui)

É isso, gente! Contem nos comentários o que vocês acharam, se já conheciam o Dark Academia e se vocês se encaixam nesse estilo. :)

Até logo.

Comentários