Pular para o conteúdo principal

As minhas metas literárias para 2026

Imagem/Fonte: Unsplash

Um novo ano está para começar e, dessa vez, eu resolvi criar algumas metas que quero cumprir em 2026. Normalmente, eu prefiro não criar nada que me obrigue a ler ou ter um ritmo de leitura diferente. Gosto de pensar que as minhas leituras são feitas de acordo com o que estava pensando e sentindo no momento em que decidi ler.

No entanto, nos últimos cinco anos, venho brigando com a minha saúde mental e com a ideia de ter uma rotina. Quando a sua mente está instável, é impossível criar regras que você possa seguir regularmente, sem se sentir obrigado. Mas como estou me sentindo melhor com a medicação e consegui retomar o hábito da leitura, mesmo que em um ritmo menor, quero criar uma rotina para me manter andando e não me deixar voltar aos dias difíceis.

Por isso, resolvi escolher algumas metas literárias. Coisas simples e que sei que posso atingir com um esforço mínimo.


  1. Ler 30 livros em 2026

    Em 2025, eu consegui ler 19 livros, tendo voltado a ler, com regularidade, apenas em julho. Então, acredito que uma média de 30 livros é algo que posso alcançar se me esforçar um pouco mais.

  2. Ler um lançamento por mês

    Essa é uma que quero me obrigar a seguir. Nos últimos anos, venho tentando ler livros que já tenho na estante ou que comprei depois de ficarem meses na minha lista da Amazon. Acaba que não acompanho as novidades e tenho visto comentários sobre lançamentos que parecem incríveis.

    Não sei se conseguirei ler todos os meses, mas quero tentar!

  3. Sair da zona de conforto

    Para voltar a ter um ritmo de leitura, eu tive que optar por manter as minhas escolhas dentro de livros que me sinto confortável em ler, em livros que são as escolhas mais confiáveis para o meu gosto literário. Com isso, venho sentindo que fiquei mais limitada em comparação ao que eu poderia conhecer se desse uma chance. Então, quero buscar diversificar um pouco mais as minhas escolhas.

  4. Ler livros em espanhol

    Eu tenho um bom conhecimento do idioma, mas quero melhorar o meu vocabulário. Esse ano, tentei começar com La Sociedad Secreta de Brujas Rebeldes, mas acabei deixando um pouco de lado. Agora, quero terminá-lo e buscar outros títulos.


Essas são as metas que escolhi para 2026. Se eu conseguir cumprir todas, com certeza, lerei mais que os 30 livros planejados. Ao mesmo tempo, também posso escolher livros que encaixam em mais de uma meta e, assim, aos poucos, me ajudar a cumprir todas.

E você? Está planejando algo para o ano que vai começar ou vai deixar a vida correr? Conta aqui nos comentários!


Vamos conversar! Não esqueça de comentar e ativar as notificações. :)

Comentários

  1. Olá, Michelly! Como vai?

    Faz alguns anos que não escrevo minhas metas literárias para o ano. Gostei muito de ler as metas que você compartilhou e confesso que até bateu uma saudade de colocar as minhas no papel.

    Os últimos anos também foram bastante cansativos para mim, em razão do trabalho intenso, das atividades domésticas e da rotina familiar, o que acabou deixando pouco espaço para os meus hobbies.

    Recentemente, concluí a graduação em Letras, com habilitação em Língua Espanhola, e por isso amei especialmente a sua meta 4, de ler mais nesse idioma — algo que também está entre as minhas prioridades.

    Um abraço,
    Viviane Almeida
    🔗 https://resenhasdaviviane.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário