Pular para o conteúdo principal

Coisas aleatórias

2019 tem me surpreendido bastante. Levando em consideração a forma como 2018 terminou para mim, eu não esperava que algo bom pudesse surgir logo no início desse novo ano. E não é que a vida trata de surpreender quando as nossas expectativas estão baixas.

Desde que comecei a cogitar a possibilidade de fazer uma nova faculdade, venho lendo um pouco mais sobre tudo que está relacionado à editoração. Para minha surpresa, no início do ano, acabei esbarrando em um curso do SESC para edição e publicação de livros. Seriam algumas aulas dedicadas a entender um pouco mais sobre o processo de publicação. Para quem vinha imaginando como seria trabalhar na área, surgiu na hora certa. O curso foi ministrado pelo Marcelo Nocelli, editor da Editora Reformatório, e vimos desde o envio e seleção de originais, registro de direitos autorais, passando pela elaboração do projeto inicial, detalhes técnicos da edição até a impressão, distribuição e vendas dos livros. Apesar de ter sido um curso rápido, saímos de lá com uma boa ideia do que acontece por trás da publicação.

Como o curso foi liberado para uma quantidade pequena de participantes, acabou sendo mais como um bate-papo, o que foi perfeito! As aulas estavam sempre abertas para discussões, dúvidas e histórias divertidas.



O livro das fotos é o “Dicionírico”, do César Magalhães Borges. No final do curso, o Marcelo deixou que escolhêssemos um livro da Editora para levar para casa. Esse livro foi o que chamou a minha atenção desde a primeira vez em que ele apareceu no curso. Ele traz textos de vários estilos, todos com bom humor e leves. É o tipo de livro para você ler em um único dia, ao mesmo tempo em que não é necessário pressa. Não conhecia o trabalho da Editora, mas todos os livros são tratados com muito carinho e todos os detalhes são feitos pensando no melhor para a obra. É uma editora que mantém a sua personalidade e vem reunindo títulos que merecem ser publicados e conhecidos por todos.

O curso abriu um leque de opções para mim. Desde ao meu estilo de leitura, que vinha mantendo por muito tempo sem me permitir conhecer novos gêneros e autores, até entender o difícil caminho que as pequenas editoras percorrem para continuar firme em um mercado que vem encolhendo bastante e que valoriza os grandes nomes.

Espero conseguir trazer um pouco mais sobre o livro do César Magalhães em breve para vocês. É um livro que eu adorei conhecer e espero também conhecer mais publicações da Editora.



****

Até o próximo post! :)

Comentários